sexta-feira, 24 de maio de 2013

O último L

O último L de LUGAR acabou sendo de uma cidade que também começa com L: Londrina. No dia 18, eu fui encontrar com os fotógrafos selecionados pelo SESC daquela cidade para fazermos o ensaio. Agradeço muito a companhia e os olhares de: Denise, Lucas, Mariana, Milena, Nelson, Patrícia e Dudu.

A primeira etapa da ação urbana LUGAR: PARANÁ acabou no dia 18/04/13, às 11:40h em Londrina. Nesta fase viajei por 20 cidades, percorri 20 L's, fotografei em 400 diferentes pontos destas cidades e foram produzidas quase 2000 fotos. Mas deixo aqui meu agradecimento mais que especial aos 40 fotógrafos(as) que me acompanharam e emprestaram seu talento e atenção. 


Tudo isso agora virou imagem. Começa em breve a segunda etapa (confeccionar o site) e, em julho, a preparação do livro. MUITO OBRIGADO.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seminário Campo Expandido em Londrina

Ainda no dia 17, na parte da tarde, fui para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) assistir ao Seminário Campo Expandido. Este evento, que aconteceu de 17 a 19 de abril, foi perfeito para encarrrar meu trabalho de campo para a ação urbana LUGAR: PARANÁ.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Curiosidade sobre Maringá

Quem tem acompanhado o blog sabe que não tenho por hábito publicar as fotos feitas no L (já que elas farão parte da segunda parte do projeto que é o site interativo).
No entanto, vou deixar registrada esta coincidência. Aqui ao lado está última foto, do último ponto fotografado em Maringá. Não, eu não grafitei Lisboa na parede. Já estava escrito lá. :)
De qualquer forma, foi emocionante passar por 19 cidades, para, quase no final, encontrar Lisboa. LUGAR é um projeto muito pessoal que me levou a muitos lugares e, em especial, a conhecer melhor o estado que habito há 26 anos. Foi um processo de descobrimento tanto geográfico quanto pessoal. Encontrar LISBOA foi mais do que uma coincidência. Foi a constatação de um estado de espírito.

Do Mercado Municipal para a exposição de Roberta Stubs






Mercado Municipal de Maringá

Depois das fotos o Kimura teve a melhor ideia de todas: almoçar no mercado municipal antes de eu voltar para Londrina.
Acabei trazendo na mala, além das fotos, um vidro de mel de figo e guaraná jesus. :)


A Catedral de Maringá por dentro

Quando desenhei o L de Maringá, foi proposital incluir a Catedral no trajeto. A ideia era justamente poder registrá-la tanto por dentro quanto por fora. De forma cônica e inspirada pelo formato do satélite russo Sputinik, a Catedral possui um diâmetro externo de 50 metros e uma nave circular, com diâmetro interno de 38 metros. Apresenta 114 metros de altura e é o 10º monumento mais alto do mundo e o primeiro da América do sul.







 



Visita a Maringá

Maringá foi a penúltima cidade a ser fotografada para a ação urbana LUGAR: PARANÁ.
Pena que eu tinha horário marcado com o Ademir Kimura para fazer as fotos senão eu tinha parado em Marialva só por causa do cacho de uva que fica na entrada desta cidade.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Praça dos pioneiros: lugar fora do LUGAR de Apucarana (3)



Santuário de São José: lugar fora do LUGAR de Apucarana (2)


Apucarana tem o privilégio de ser a sede do primeiro e único Santuário de São José no país. O maior número de devotos é registrado no mês de março - dia 19 - quando ocorre a Festa de São José (padroeiro dos artesãos). O Santuário é o único do Brasil onde todos os anos é realizada a festa em homenagem ao santo. Paróquia criada em 1960 e elevada a Santuário Diocesano em 2001, o Santuário está localizado na Rua Dom José Marello, 39 na Vila Feliz.





Parque Ecológico Santo Expedito: lugar fora do LUGAR de Apucarana (1)

Construído na nascente do córrego Jaboti, um local para meditação em contato direto com a natureza, o parque oferece uma boa infra-estrutura para os visitantes além de uma capela, uma gruta com a imagem de Santo Expedito e um mirante com a imagem de Jesus Cristo. Localizado na Rua Pedro Menegazzo, no Bairro da Igrejinha.


Dia 16, segunda parada: Apucarana

Na parte da tarde eu fui para Apucarana, conhecida como a capital nacional do boné. Cerca de 80% dos bonés que o Brasil produz são feitos na cidade. 
Lá eu contei com o apoio do SESC para "encontrar fotógrafos" que me auxiliassem na confecção das fotos do L. Participaram alunos das escolas que possuem parceria com o SESC. 
Obrigado a todos pela ajuda!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Por dentro dos Lugares: Paróquia e Ginásio

Em Arapongas visitei o interior de dois lugares: o ginásio Luiz Augusto Zin e o Santuário Nossa Senhora Aparecida (o cartão-postal da cidade). O nome Santuário começou a ser usado a partir de 1992, quando a Igreja Matriz foi alçada a esta nova categoria.







Ruas com nome de passarinho

Não, não é exagero. Todas as ruas de Arapongas tem nomes de passarinhos. Claro que algumas espécies eu nunca ouvi falar. Divertido era ver as ruas indo e vindo no GPS como se fosse uma revoada. 
:)

A  propósito... Não sabe o que é um Lofoforo? Clique aqui e descubra o pássaro.


Dia 16, primeira parada: Arapongas

No dia 16 de abril, visitei duas cidades bem próximas a Londrina: Arapongas e Apucarana.
Na parte da manhã fui a Arapongas encontrar o Weslen Cavallaro, que me ajudou a fotografar a cidade.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Jacarezinho-Londrina

Por volta das 17:30h segui para Londrina, que foi a cidade-base para as próximas visitas: Arapongas, Apucarana e Maringá. 
Neste primeiro dia dirigi aproximadamente 550km.

Por dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição

No município de Jacarezinho, com 39 mil habitantes, o atrativo é a Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, que faz parte da Rota do Rosário.
O destaque da igreja fica por conta dos afrescos datados de 1956, produzidos pelo artista modernista Eugênio Sigaud. As pinturas são encontradas pelas paredes e tetos do local, que totalizam cerca de 600 metros quadrados de arte.
O trajeto do L, propositalmente, incluiu esta atração que tem escala monumental. Tanto que apenas com minha lente olho-de-peixe consegui fazer uma imagem que desse conta de sua totalidade. Aqui estão alguns detalhes de seu interior.

Mais alguns detalhes da parte externa.
Por fim, imagens do interior da igreja.