quinta-feira, 28 de março de 2013

Mais um lugar fora do LUGAR em Toledo

Ainda não é ponto turístico porque não está pronta, mas a Igreja do Menino Deus por sua dimensão e localização (bem na entrada de Toledo) tem tudo para chamar a atenção dos visitantes.















Catedral de Toledo: lugar fora do LUGAR

A catedral de Toledo ficou de fora do L, mas é local obrigatório de visitação em Toledo. O destaque fica por conta do trabalho com vitrais feito pelo artista Lorenz Johannes Heilmair.



 Interior e exterior da catedral.




Chegando em Toledo

O trecho entre Cascavel e Toledo é curto e pode ser percorrido em até 40 minutos. Eu havia marcado de fotografar com o Bruno Raffi às 14h, mas por um compromisso dele de última hora, acabei fazendo as fotos do L sozinho. No entanto, combinamos de nos ver no dia seguinte (17/03), no final da tarde, para fotografarmos alguns pontos juntos.

O L de Toledo iniciava e terminava em um dos cartões-postais da cidade e um dos locais mais frequentados pela população: o lago municipal, onde encontramos a estátua de Jorge Amado sentado à mesa do famoso Bar Vesúvio. :)

quarta-feira, 27 de março de 2013

A Catedral: fora do LUGAR e por dentro do lugar

Apesar de ter ficado fora do trajeto do L, a catedral de Cascavel não podia ser excluída do roteiro. Tanto pela parte externa quanto interna. Deste modo, minhas últimas fotos na cidade foram neste local. A última foto deste post mostra o horário em que fiz a última imagem. Depois segui para Toledo, uma viagem de menos de 60km, para fazer as fotos do L com Bruno Raffi.





Fotos no L de Cascavel

Das 9:30h até quase 11:30h, nós (Lays, Tays e eu) fizemos as fotos no L que passava pela Praça do Migrante e Paróquia de Santo Antônio, entre outros pontos de interesse.
Lays, Tom e Tays depois
da sessão de fotos.

Lugares fora do LUGAR em Cascavel

Como havia marcado fazer as fotos do L às 9:30h, saí do hotel mais cedo para conhecer um pouco melhor a cidade. Eu já havia estado em Cascavel a trabalho uns 3 anos atrás e tive até tempo de fazer a ação urbana LUGAR com um amigo (Ênio Queiroz) próximo da área Catedral. Só que não tive tempo de sair do centro da cidade. Desta vez, além de fazer o L em outra região, resolvi conhecer melhor outras atrações.Uma delas foi parar no ateliê de Dirceu Rosa, um artista que tem inúmeras obras espalhadas por Cascavel.




Em seguida, no caminho para o Lago Municipal, encontrei uma réplica do Leão de Veneza, uma homenagem aos italianos que povoaram a região. Eu ainda nao sabia que, dois dias depois, iria encontrar uma Torre Eiffel na entrada de Umuarama. :)
O Lago Municipal é parada obrigatória tanto pela vista quanto para quem quer fazer exercícios ao ar livre. O skyline de Cascavel é muito bonito visto dali.


Rumo à Cascavel

No final da tarde do dia 15 de março segui para Cascavel. No dia seguinte havia agendado fazer fotos com a Lays e a Tays. E como desta vez eu viajei sem co-piloto, junto com o aluguel do carro eu paguei uma taxa extra pelo GPS. Ótimo investimento por sinal... :)


segunda-feira, 25 de março de 2013

Lugares fora do LUGAR: Templos de Foz

Depois da visita à Itaipú, ainda tive tempo de visitar a Mesquita e o templo Budista de Foz. Eles ficavam bem no caminho que tinha que pegar para ir para Cascavel, minha próxima parada.
Infelizmente não consegui fazer fotos no interior de nenhum deles. Na Mesquita, eles estavam orando. No templo Budista uma placa dizia para não tirarmos fotos. Apesar de não ter nenhum fiscal ou câmera vigiando, eu achei respeitoso deixar a câmera desligada.  















Lugar fora do LUGAR: Usina de Itaipú

Ainda no dia 15 de março, às 14h, eu deixei agendada uma visita técnica à Usina de Itaipú. Esta visita tem um roteiro especial que demora mais de duas horas e leva o visitante até a turbina onde a energia é gerada.
Clique aqui e veja um video da National Geographic sobre a Usina de Itaipu.
  


Vista geral da Usina.
Um dos últimos painéis criados por Poty está lá.
Procurei, sempre que possível, incluir uma pessoa na foto para dar uma melhor noção de escala à construção.
 Rio Paraná: de um lado, Brasil, do outro, Paraguai.
Procurei, sempre que possível, incluir uma pessoa na foto para dar uma melhor noção de escala à construção. Ali, na primeira plataforma, quase imperceptíveis, encontramos dois homens de macacão.
Eu do lado de fora da Usina.
Aqui, nas unidades geradoras, podemos ver um funcionário dirigindo uma bicicleta, que é muito utilizada para percorrer as longas distâncias com mais rapidez.
A turbina.